Ele foi criado para facilitar a vida das pessoas: fim das filas nos bancos e casas lotéricas e também dos pagamentos com alguns dias em atraso. Porém, é preciso ficar sempre de olho nos extratos bancários para que o que deveria facilitar, não possa se tornar algo pior do que uma fila.
Em muitos casos o sistema pode falhar e as contas acabam não sendo pagas. Por vezes o consumidor só percebe o erro quando há a notificação do fornecedor acerca da falta de pagamento, ou ainda quando acontece a interrupção do serviço não pago (água, luz ou telefone, por exemplo).
Para evitar esse tipo de transtorno, é importante acompanhar os extratos bancários para conferir se as contas foram devidamente pagas.
A falha no débito automático pode partir tanto do banco quanto da empresa que fornece o serviço. No caso da instituição financeira, pode acontecer de o valor não ser debitado, mesmo que o cliente tenha saldo na conta. Já por parte das empresas fornecedoras, a falha acontece quando não há o envio da ordem de débito.